Encontrando na escola o primeiro grupo social depois da família, tudo o que a criança pequena precisa é de acolhimento, afeto e construção de vínculos em sua adaptação.
A Educação Infantil de nossa escola proporciona isso e muito mais! No Tatibitati, a criança é sempre protagonista. Aqui, ela vivenciará múltiplas experiências envolvendo o corpo, a arte, a cultura e, através delas, fará muitas descobertas: de cores, de sons, de cheiros, de texturas, de letras, de números, de músicas, de histórias, de brinquedos e brincadeiras, do mundo natural... Vivenciará, também, alguns desafios: de crescer, de estabelecer novas relações de confiança, de despedir-se dos pais sabendo que eles voltam, de criar hipóteses e testá-las, de buscar respostas às suas curiosidades, de experimentar o desconhecido, de dividir tempo, espaço, atenção e brinquedos,mais atual. de solucionar conflitos, de pedir ajuda e ajudar, de consertar os próprios erros e acreditar sempre na própria capacidade.
Respeito à infância, prática de uma escuta sensível e a criação de situações potentes de aprendizagem são marcas dos nossos profissionais da Educação Infantil. Tendo sempre...
a interação – com adultos e com outras crianças – como motor da aprendizagem, nossos pequenos estudantes desenvolvem o sentimento de pertencer a um grupo, sendo acolhidos, valorizados, respeitados e queridos. Aqui, o processo da aprendizagem é tão importante quanto seu produto. Fazemos da Educação Infantil um território de afetos e construção de memórias permanentes: afinal, o colorido de uma infância feliz torna mais belos os ambientes, a vida e o coração.
Currículo
O planejamento das aulas é fundamental para se obter boas situações de aprendizagem, por isso o professor tem que estar fundamentado teoricamente e ter um olhar atento às necessidades individuais de cada aluno. A escolha de temas interessantes, a gestão
de tempo e o tipo de atividade são aspectos observados ao organizarmos o trabalho pedagógico. No Tatibitati pensamos no planejamento das aulas de maneira que contemplem atividades permanentes, situações independentes, sequências didáticas e projetos. Nossos fazeres se fundamentam nos seguintes campos de experiência:
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- O eu, o outro e o nós
- Traços, sons, cores e formas
- Corpo, gestos e brincadeiras
Relação com as famílias
Privilegiamos uma relação aberta e próxima de todos os familiares, por entendermos que envolvendo os pais em nossa rotina garantimos a troca de afeto tão importante na infância. Além dos momentos do cotidiano, há as reuniões de adaptação - para alunos novos, os encontros trimestrais, onde acontece a entrega dos relatórios e atividades, os atendimentos individualizados (quando necessários) e eventos culturais.
Arte: dança, teatro e música
Projeto de apreciação e experimentação da dança, música e dramatização, as aulas são conduzidas por duas arte-educadoras que atuam em parceria. Contando histórias, dançando, dramatizando, elas oferecem aos alunos inúmeras possibilidades de vivenciar experiências e sensações com o corpo, o espaço, o outro ou si próprio, através de práticas que “envolvem o uso de objetos que funcionam como portais. Os portais abrem acesso ao universo imaginário do aprendiz, e são instrumentos pedagógicos que aparecem como ‘objetos mágicos’ que necessariamente guardam elementos simbólicos. Tais elementos, ao serem desvendados, desencadeiam histórias, aventuras ou desafios surgidos com o objetivo de desenvolver as propostas e conteúdo das aulas. (Abracadartes)”. O Projeto Abracadartes está presente nas turmas de educação infantil semanalmente.
Inglês
Presente no cotidiano de todas as turmas da educação infantil, a exposição ao idioma acontece duas vezes por semana em situações lúdicas e cheias de significado, para que através do contexto, as crianças possam compreender os comandos da rotina e se expressar em inglês, tal qual as professoras desta especialidade. Fazem parte do programa cantigas e rimas que enriquecem o vocabulário e aumentam a fluência, brincadeiras cantadas, livros, cartazes, entre outros materiais atraentes que estimulam o aprendizado. Além disso, apresentamos as diferentes datas comemorativas de países de língua inglesa, como o Saint Patrick’s Day, Halloween e Thanksgiving, sempre com um caráter lúdico e cultural, não religioso.
O In-fluent Kids é responsável pelo ensino do inglês na educação infantil em aulas que ocorrem duas vezes por semana.
Estudos de meio
Fazem parte do projeto pedagógico a partir do segundo semestre do G2 e visam ampliar as possibilidades de aprendizagem e interação com o ambiente, além de proporcionarem tardes cheias de ricas experiências. Em geral os locais escolhidos estão no entorno da escola, como por exemplo, o Aquário Municipal e o Orquidário, que apesar de serem muito visitados pelas famílias, ganham um ar todo especial quando realizados na companhia das professoras e colegas.
Alimentação
Com atuação direta de uma profissional, nossos cardápios de lanche, almoço e jantar são elaborados de forma a agradar o paladar infantil e atender a demanda nutricional que as crianças precisam para crescer com energia e saúde.
A nutricionista também oferece dicas de alimentação saudável para as famílias, participa de aulas de culinária com as crianças e propõe atividades divertidas, a fim de tornar o momento da alimentação algo leve, agradável e principalmente sem estresse, afinal, comer tem que ser um prazer e não uma obrigação.
Os pais podem escolher trazer o lanche de casa ou optar pelas preparações servidas pela escola.
Horário: Período da tarde*, das 13h30 às 17h30.
*Para saber mais sobre horários estendidos, acesse Colmeia.
Preservando o respeito à infância, o Ensino Fundamental I do Colégio Átrio promove situações de aprendizagem potentes e diversificadas para todas as crianças, atendendo às necessidades e singularidades de cada uma. Nossas propostas levam o aluno a aprender através da interação com os colegas, com os professores e com os novos conceitos que surgem neste segmento.
Nesta etapa, as demandas escolares tornam-se ...
um pouco mais complexas e exigem a construção de uma nova identidade de aprendiz.
Através de um currículo organizado por áreas do conhecimento que dialogam permanentemente entre si, as crianças vivenciam experiências significativas que as levam a desenvolver novas competências e a entender, significar, inventar e reinventar o mundo que as cerca.
Uma literatura rica e de qualidade; apreciação, contextualização e produção de textos e diferentes expressões artísticas; estudo de diferentes culturas, tempos e espaços; desenvolvimento do pensamento científico através
de hipóteses, experiências e registros; estratégias pessoais para resolução de cálculos e situações-problema; muitas brincadeiras livres e dirigidas são algumas marcas do cotidiano do aluno do Ensino Fundamental I.
Além disso, é o tempo em que as crianças também se apropriam de novos procedimentos para aprender os conteúdos: começam as lições de casa, os trabalhos em grupo, as assembleias escolares com negociações para
soluções de conflitos, a maior responsabilização pelo próprio material, a gestão coletiva dos ambientes e materiais da escola e, nas séries finais do segmento, a aprendizagem de como estudar para se preparar para situações formais de avaliação.
Estabelecendo, em seu início, uma costura alinhada à Educação Infantil e, em seu final, uma preparação adequada para o Ensino Fundamental II, esta etapa possui uma identidade própria que garante, a um só tempo, o avanço na aprendizagem e a felicidade das crianças na escola.
Ler mais
Currículo
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais (História e Geografia), Música, Educação Física, Arte e Inglês.
Inglês
Presente na grade curricular duas vezes por semana, o objetivo do programa é desenvolver nos alunos a habilidade de se comunicar no idioma ao participarem de aulas totalmente em inglês. Ouvindo e familiarizando-se com a língua, aos poucos vão ganhando confiança e respondendo aos estímulos gradativamente, cada um ao seu tempo. Basicamente nas séries iniciais, a oralidade é trabalhada através de inúmeros jogos comunicativos, já a escrita ocorre após a alfabetização na língua materna ter se consolidado. Aspectos da cultura dos países de língua inglesa também são abordados, especialmente as diferentes datas comemorativas como o Saint Patrick’s Day, Halloween e Thanksgiving, sempre com um caráter lúdico e cultural, não religioso. A empresa In-fluent Kids é responsável pelo ensino do inglês no ensino fundamental I.
Estudos de meio
Por proporcionarem conexões importantes com o conteúdo que se aprende em sala de aula, os estudos de meio podem acontecer no entorno da escola, na praia localizada bem perto ou em outros municípios. Museus, espaços culturais, mostras e exposições de arte são nossos destinos favoritos.
Experimenta
Programa de ensino de Ciências que promove a experimentação e investigação como ferramentas para pesquisa e produção do conhecimento científico.
Saberes em Jogo
Aulas de apoio nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática que funcionam como um reforço escolar e ocorrem de maneira lúdica (através de jogos) ao fim do 1º e 2º trimestres. Os alunos podem no contraturno esclarecer dúvidas, fixar conceitos e desenvolver suas habilidades de maneira mais concreta e segura
Tutoria de Inclusão
Adequações curriculares e acompanhamento para alunos com necessidades educacionais especiais são oferecidas pela escola quando o assunto é pedagógico. Nosso trabalho é potencializar o desenvolvimento dos alunos que precisam de um olhar mais específico sobre o que aprendem e a forma como aprendem.
Alimentação
Com atuação direta de uma profissional, nossos cardápios de lanche, almoço e jantar são elaborados de forma a agradar o paladar infantil e atender a demanda nutricional que as crianças precisam para crescer com energia e saúde.
Os pais podem escolher trazer o lanche de casa ou optar pelas preparações servidas pela escola.
Horário: Período da tarde*, das 13h às 18h.
*Para saber mais sobre horários estendidos, acesse Colmeia.
O período do Ensino Fundamental II é marcado por múltiplas transformações físicas, cognitivas, emocionais e sociais por que passam os alunos. Neste segmento, com a aproximação e chegada da adolescência, os
últimos traços da infância dão lugar a um novo corpo, a uma maior capacidade de abstração e a uma nova forma de enxergar e compreender o mundo.
Por esta razão, aqui no Colégio Átrio, também proporcionamos ...
novas vivências e fazeres, de forma a atendermos às necessidades e potencialidades
dessa faixa etária, preservando, ainda, uma relação positiva do aluno com a escola e seu protagonismo no processo de aprendizagem.
Às disciplinas clássicas deste período (Língua Portuguesa, Matemática,
História, Geografia, Educação Física e Inglês), somam-se, em nosso currículo,as de Filosofia e Artes Visuais. Temos ainda, compondo a grade curricular,oficinas artísticas de teatro, movimento e música. É uma etapa caracterizada por um aprofundamento dos conteúdos e uma maior formalização do trabalho pedagógico. Já não basta aprender: é preciso conhecer e saber comunicar seu conhecimento, tanto em situações formais quanto informais, individuais ou coletivas.
Nosso currículo é organizado em rede, e há um intenso diálogo entre as diferentes turmas e diferentes disciplinas. A aprendizagem está sempre no centro do processo, e todas as propostas se organizam de forma a promovê-la e potencializá-la. Interagindo com professores e colegas, os alunos têm a oportunidade de ampliar horizontes, fortalecer vínculos no grupo social, estudar diferentes aspectos da cultura das diversas áreas e discutir profundamente os contextos contemporâneos ou passados, próximos ou distantes.
Os profissionais que atendem este segmento são professores especialistas que, apesar de ministrarem disciplinas específicas, mantêm um olhar generalista e enxergam o aluno de forma integral. Cada adolescente é
valorizado em suas habilidades e os desafios propostos são pensados e adequados às condições de cada um, de maneira que todos se vejam diante de atividades desafiadoras - difíceis, mas possíveis.
Com isso, os estudantes têm um ambiente seguro e estável para enfrentarem o turbilhão emocional que caracteriza a adolescência, situações especialmente preparadas para propiciar o desenvolvimento de seus
conhecimentos e de sua postura de estudante, e uma escola que se propõe a ser sempre diferente em um mundo em permanente transformação.
Ler mais
Estudos de meio
Por proporcionarem conexões importantes com o conteúdo que se aprende em sala de aula, os estudos podem acontecer no entorno da escola, na praia localizada bem perto ou em outros municípios. Museus, espaços culturais, mostras e exposições de arte são nossos destinos favoritos
Tutoria de Inclusão
Adequações curriculares e acompanhamento para alunos com necessidades educacionais especiais são oferecidas pela escola quando o assunto é pedagógico. Nosso trabalho é potencializar o desenvolvimento dos alunos que precisam de um olhar mais específico sobre o que aprendem e a forma como aprendem.
Geekie One
Acreditamos que um aprendizado com foco no desenvolvimento de competências e habilidades,
alinhado ao uso de metodologias e materiais engajantes, é capaz de promover a curiosidade, a
reflexão, o sucesso acadêmico e a formação de cidadãos críticos e criativos, aptos para trabalharem de
forma colaborativa e comunicativa conforme as demandas atuais. Por esta razão, do 6º ao 9º ano,
nossa experiência é híbrida, ou seja, além de cadernos e livros de apoio, utilizamos uma plataforma
digital de estudos, que une o conteúdo de todas as disciplinas e a tecnologia em um só lugar. Para
saber mais sobre a plataforma Geekie One, acesse: geekie.com.br
Orientação de estudos
O trabalho de OE tem o intuito de estabelecer um vínculo entre professor e aluno, de forma a
promover o amadurecimento deste como ser humano e cidadão do mundo. As atividades são
desenvolvidas tendo como parceiros os demais professores, a coordenação, a direção, os
funcionários e a comunidade escolar, mais especificamente pais e familiares - apoiamos o
estreitamento da relação família-escola, buscando uma parceria colaborativa. Paralelamente a
isso, realizamos projetos que dão oportunidade ao aluno de se sentir sujeito, de ser o
protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, através de temas como: acolhida,
prevenção ao bullying e às drogas, afetividade, hábitos de estudo, além de aulas totalmente
voltadas à Educação digital, onde assuntos como fakenews, cyberbullying e redes sociais são
amplamente discutidos.
Currículo
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.
Arte 1 (História da Arte) - Arte 2 (Oficinas: Teatro, Movimento e Música).
Filosofia, Inglês, Educação Física, Educação Digital.
Horário: Manhã, das 7h10 às 12h30.